O aquecedor solar de tubo a vácuo acoplado tem suas perdas reduzidas devido ao vácuo entre os tubos de vidro. Com este sistema é possível colher e armazenar a energia do sol de forma mais eficiente, podendo alcançar temperaturas de até 99Cº. O sistema é de baixa manutenção necessitando apenas de limpeza periódica dos tubos coletores de calor para manter seu máximo desempenho.

 

Características:

  • Maior rendimento – O formato cilíndrico dos tubos permite o aproveitamento da luz solar durante todo o dia. O tubo coletor de calor é composto por dois tubos, o tubo interno possui uma superfície especial de forma absorver com o maior rendimento os raios solares, enquanto o tubo externo é transparente não oferecendo nenhuma obstrução a passagem dos raios solares, com um vácuo entre os tubos, não há possibilidade de transferência ou perda de calor, aumentando o rendimento do sistema.
  • Resistência mecânica – Os tubos são fabricados de borossilicato, material que apesar de transparente é muito resistente para suportar até chuvas de granizo.
  • Sistema econômico – Este é o ponto forte; O sistema tem alto rendimento, e traz economia significativa no consumo residencial, até mesmo para industrias e hotéis, se pagando em torno de 24 meses.
  • Durabilidade –  Os aquecedores a vácuo teoricamente não possuem prazo de validade, ou perda de eficiência. Contudo estes sistemas tem largo emprego na Europa com durabilidades que ultrapassam os 30 anos.
  • Fácil Instalação – A instalação do sistema é supersimples, acompanha boiler (reservatório de água quente), frame (estrutura metálica com parafusos), tubos coletores de calor, e boia para controle de entrada da água fria. Outros acessórios fazem parte do sistema como:
  1. Válvula Termostática: Utilizada para residencias já construídas, ela tempera automaticamente a água quente com a fria, permitindo uma temperatura constante agradável que pode ser injetada em toda a rede de uma residencia já pronta.
  2. Computador de controle: Pode ser adaptado um computador de controle com indicadores de nível de água quente, temperatura, controle de entrada da água fria, e controle de entrada da resistência elétrica.
  3. Resistência elétrica: Acessório utilizado em situações quando ficam longos períodos sem sol, para manter a água do boiler quente. Ou em sério com o computador de controle, onde poderá ser ajustado quando for necessário o uso.